Sobre a cidade

Vila Bela da Santíssima Trindade é uma cidade do Oeste do Mato Grosso repleta de belíssimas atrações de ecoturismo e, além disso, uma cidade com muita história, tendo sido a primeira capital do estado.
 

cidade de Vila Bela é cortada pelo Rio Guaporé, enquanto ao fundo se vê a as montanhas do Parque Estadual Serra Ricardo Franco onde estão suas principais atrações, entre elas a Cachoeira do Jatobá, a maior de Mato Grosso, com 252 metros de altura.

O município de Vila Bela da Santíssima Trindade marca o local de encontro das vegetações da mata amazônica, cerrado e pantanal. Na área urbana os destaques são as Ruínas da Antiga Igreja Matriz (iniciada em 1771) e o Palácio dos Capitães Generais (1752).

História

 história de Vila Bela começa em 1752, com a descoberta de riquezas minerais como o ouro na região do Rio Guaporé. Portugal forçou o povoamento no local, temendo a invasão dos vizinhos espanhóis, designando Vila Bela da Santíssima Trindade como a capital de Mato Grosso.

Em 1835, com as dificuldades de povoar a região (pela distância, doenças e falta de rotas comerciais) a cidade perdeu o posto de capital para Cuiabá.
Muitos moradores abandonaram a cidade deixando tudo, até mesmo escravos, que resistiram na cidade formando uma forte comunidade negra, que mantém até hoje suas tradições.

Atualmente, Vila Bela tem população em torno de 17 mil habitantes (2023), e seu futuro está no potencial enorme para o ecoturismo, ainda pouco conhecido, mas que deve despontar em breve.

Privacidade