Como chegar
Região central do município de Vila Bela, próximo as Ruínas da Igreja Matriz.
Sobre o local
O Palácio dos Capitães-Generais foi fundado em 1752 pelo governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso, Antônio Rolim de Moura Tavares e é um dos principais monumentos da cidade de Vila Bela.
Em 1818 a então vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Mato Grosso até que, em 1835, a capital foi transferida definitivamente para a cidade de Cuiabá.
De beleza austera, sóbria e funcional, o projeto foi feito pelo Conselho Ultramarino para abrigar a máquina administrativa que interligava os Palácios Reais portugueses ao seu vasto Império Colonial de além-mar, que então se estendia pela América, África e Ásia.
O Palácio dos Capitães-Generais de Vila Bela foi erguido quando as coroas de Portugal e Espanha, as maiores potências marítimas da época, disputavam o território na porção central-sul do Novo Mundo.
Suntuoso para os padrões coloniais, o Palácio foi instalado no largo central de frente para a matriz no chamado “quadrilátero do Poder”. Sua função nobre e estratégica era abrigar a sede do governo da continental Capitania de Mato Grosso que havia sido recém-criada.
Em 2016, o prédio histórico passou por obras de manutençãoe e atualmente ele abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo, além de ser o local onde se encontra o Museu Joaquim Marcelo Profeta da Cruz.